Nesta quinta-feira, 24, o CRAS Palmeirinha de Juazeiro do Norte promoveu a formatura dos assistidos que concluíram o ensino médio por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionado via parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e o Serviço Social da Indústria (SESI). A cerimônia, realizada na EMEIF Maria do Socorro Cardoso, marcou o fim de um ciclo para muitos que enfrentaram desafios ao longo do percurso escolar.
Para alcançar esse resultado, a equipe do CRAS Palmeirinha realizou uma busca ativa entre os assistidos, identificando aqueles interessados em finalizar o ensino médio. A iniciativa, segundo a coordenação do equipamento, buscou abrir portas para a qualificação profissional e cidadania, promovendo inclusão social e ampliando horizontes para os formandos, que agora veem novas possibilidades no mercado de trabalho e na vida pessoal.
"Nós temos hoje uma parceria importante com o SESI, que tem sido fundamental para auxiliar o público interessado em concluir o ensino médio. E também temos uma parceria com o SENAC, que disponibiliza cursos profissionalizantes para que os alunos possam se tornar empreendedores [investir no próprio negócio], ou para se capacitar enquanto mão de obra para adentrar no mercado de trabalho", comenta a Diretora da Proteção Social Básica da SEDEST, Isabella Ângelo.
Assistida pelo CRAS e formanda, Cícera Viviane relata o que motivou a finalizar o ensino médio. "É uma grande oportunidade que nós temos de novo. É um sonho concluir o ensino médio, ter essa parte completa. Porque através disso, eu posso ter acesso a um trabalho melhor e construir um futuro melhor para minha filha e minha família".
Além disso, Viviane compartilha suas expectativas para o futuro: "Eu precisava ter esse certificado para conseguir a vaga. Então, graças a Deus, vou conseguir seguir com esse trabalho".
Do mesmo modo, a formanda Elisangela da Silva ressaltou a oportunidade de prosseguir com os estudos. "Essa etapa da vida foi concluída. Eu, como engravidei muito cedo, não tive como terminar na idade certa. E quando apareceu essa oportunidade, eu agarrei com todas as forças pra terminar o quanto antes", relata.
Representantes do SESI e do CRAS Palmeirinha estiveram presentes na cerimônia, parabenizando os formandos pelo feito. Em seguida, foi oferecido um jantar em celebração à turma dos concludentes.