Escolas de Educação Infantil apresentaram nesta quinta-feira, 31, brinquedos produzidos a partir de materiais como potes, tampas, retalhos, caixas, latas, cones, canudos, folhas, bandeja de ovos, entre outros. O momento foi realizado na Praça Juvêncio Santana, onde 17 unidades escolares participaram da Mostra "BrinquedoArte", promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte. Discentes da Escola Irmã Ana Terezinha realizaram uma apresentação para abrir a Mostra.
O projeto visa desenvolver brinquedos não estruturados, que estimulam as múltiplas linguagens das crianças e ajudam no desenvolvimento infantil. Esses objetos proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para os pequenos. Assim, a iniciativa busca transformar sucata em brinquedos e jogos pedagógicos, para ser utilizado no dia-a-dia escolar como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a gerente da Educação Infantil, Rosi Vidal, esses materiais possibilitam trabalhar o lúdico dentro da formação das crianças, transformando objetos comuns e simples em brinquedos educativos. "Por meio desses materiais não estruturados, que são objetos simples que não determinam a forma como os pequenos brincam, é permitido que usem a imaginação, sendo muito importantes para o desenvolvimento intelectual, pois estimulam a criatividade e a autonomia", destacou.
Durante a Mostra, foram distribuídas, por meio da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, sementes de ipê para todo o público.