A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Semasp e da Amaju, participou, nessa quarta-feira, 4, da 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada pela SEMA em parceria com o Comares Cariri, responsável pela gestão de resíduos sólidos da região.
O evento aconteceu no Centro Cultural do Crato e teve como tema a Emergência Climática. A programação começou com as falas dos professores Patrício Melo (URCA) e Ricardo Lagunes (UFCA), que abordaram temas essenciais sobre a situação do meio ambiente em geral e da região.
O evento reuniu órgãos públicos inscritos para debater e elaborar propostas emergenciais sobre os eixos temáticos da programação. A Semasp e a Amaju atuaram no eixo de Educação Ambiental e promoveram duas propostas fundamentais. Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, explica que a principal delas propõe a criação de um fundo de financiamento para programas sobre mudanças climáticas, vinculado à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Juazeiro do Norte elegeu 11 delegados, cujas propostas foram encaminhadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para o primeiro semestre de 2025, em Fortaleza. Além de Eraldo Oliveira, a delegação inclui Genilda Ribeiro, secretária de Meio Ambiente, e Cláudio Luz, secretário de Segurança Pública.