A manhã desta quarta-feira, 14, foi marcada pela realização de uma blitz educativa por equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro - SEDEST. O momento deu continuidade às ações da semana em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que ocorreu na segunda-feira, 12.
A atividade, centrada no estacionamento do Cariri Shopping, foi capitaneada pelo programa de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI, que lida diretamente com a problemática do trabalho infantil. Participaram, também, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA, Selo Unicef, Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS e Centro Pop.
A psicóloga do AEPETI, Josefa Oliveira, disse que o objetivo da ação é "sensibilizar e conscientizar a população sobre os danos que o trabalho infantil pode causar às crianças e adolescentes".
A equipe da blitz educativa distribuiu panfletos informativos e adesivou veículos que estavam no local. Além disto, os técnicos presentes na ação também explicaram os detalhes da campanha para os cidadãos e divulgaram os serviços da rede socioassistencial do município que tratam da questão.
A secretária da Sedest, Josy Lima, argumenta que a proteção aos direitos das crianças e adolescentes juazeirenses é uma prioridade e destaca a determinação da Secretaria em combater o problema.
Para denunciar alguma situação de trabalho infantil, a população pode entrar em contato com os seguintes canais: CREAS (3587-1104), Conselho Tutelar 1 (88. 99337-1213/3587-3349), Conselho Tutelar 2 (88.99333 - 4755/ 3587-2554) e Disque 100.