
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest) de Juazeiro do Norte realizou, nessa quinta-feira, 13, uma palestra educativa sobre a prevenção ao câncer de próstata, destinada aos servidores do setor de transportes da saúde e aos policiais municipais. A atividade teve como objetivo reforçar a conscientização e destacar para os homens a importância do autocuidado com a saúde.
A palestra faz parte das ações especiais da Secretaria de Saúde (Sesau) alusivas ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e à saúde masculina. Durante este período, todos os setores e unidades de saúde desenvolvem atividades educativas com o intuito de quebrar barreiras e enfrentar o preconceito ainda existente entre o público masculino em relação ao cuidado com a própria saúde.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda neoplasia que mais acomete os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No ano passado, a enfermidade foi responsável por 17.587 óbitos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o que representa, em média, 48 mortes por dia.
Apesar de grave e potencialmente letal, quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata apresenta taxa de cura superior a 90%. Por isso, a prevenção se faz tão necessária.