Estudantes da rede municipal de Juazeiro do Norte representaram o município na Ada Lovelace Day, 4ª Jornada Latino-Americana de Oficinas em STEM para Meninas, realizada na manhã do último sábado, 4, no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento tem como objetivo incentivar meninas a seguirem carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
As participantes: Ana Sofia Tavares Moreira, Anna Sofhia Silva Xavier, Dy Emille M. Cândido, Larissa Kelly Moreira Pereira, Jennyfer Santana Lourenço, Maria Lia Lopes da Silva, Maria Luiza Lopes Silva, Werislayne Amorim Martins, Lívia Vyctória Ferreira de Araújo e Fátima Vyctória Ferreira de Araújo, são estudantes das escolas Jerônimo Freire, Manoel de Castro, João Alencar, Edvard Teixeira e Zila Belém, e integram o projeto As Mulheres na Matemática, que busca fortalecer o protagonismo feminino nas ciências exatas. Ao todo, dez meninas da rede municipal participaram das oficinas, vivenciando atividades práticas e interativas que estimularam a criatividade e o pensamento científico.
A Jornada é resultado de uma colaboração entre universidades de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai, reunindo instituições como a Universidad de Buenos Aires, a Universidad Nacional del Litoral e a Universidad Nacional de Rosario. A proposta é promover a troca de experiências e ampliar a representatividade das mulheres nas áreas científicas.
No Brasil, o evento é coordenado pelo Comitê Temático Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional da SBMAC, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Comissão de Gênero e Diversidade SBM/SBMAC. As atividades acontecem simultaneamente em diversas universidades e escolas do país.
A presença das estudantes juazeirenses reforça o compromisso da rede municipal de ensino com a valorização da ciência e com a formação de meninas protagonistas, que se veem como futuras engenheiras, cientistas e pesquisadoras capazes de transformar o mundo. A participação é incentivada pela Secretaria de Educação, inclusive por programas como o EducaJuazeiro: Mais Aprendizagem, que estimula a participação dos estudantes em projetos de diversas áreas do conhecimento, instigando o desenvolvimento pleno e integral de cada um deles.