José Guilherme Costa de Oliveira, do 5º ano da Escola Demóstenes Ratts Barboza, da rede municipal de Juazeiro, foi classificado para a etapa estadual do Prêmio Peteca, inspirando colegas, professores e toda a comunidade escolar. Orientado pela professora Cícera Maria da Silva, ele representa a cidade com uma poesia criada por ele, que une sensibilidade e reflexão sobre o combate ao trabalho infantil.
O trabalho, intitulado "Todos contra o Trabalho Infantil", aborda o tema de forma leve, simples e precisa. Logo no início, José Guilherme ressalta que a criança tem o direito de ser amada, protegida e respeitada, transmitindo uma mensagem profunda e bonita sobre a infância e o valor da educação e do brincar.
Vencedor na etapa municipal pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), José Guilherme também foi selecionado para a etapa estadual e representará a cidade, em Fortaleza. Sua classificação evidencia o talento e o engajamento dos estudantes da rede municipal em temas sociais relevantes, mostrando como a arte e a literatura podem promover cidadania e conscientização desde cedo.
A SEDUC, em parceria com a Rede Peteca, apoia projetos que incentivam a proteção à infância e o desenvolvimento cultural e social dos alunos. O Prêmio Peteca é coordenado pelo procurador do Ministério do Trabalho, doutor Antônio de Oliveira Lima, que organiza a premiação e a solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos de estudantes de instituições públicas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o país, em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. O projeto integra o Programa Resgate à Infância, da Coordinfância do MPT, promovendo a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.