Nesta segunda-feira, 1º de setembro, a Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte realizou uma Audiência Pública de Prestação de Contas do Executivo, referente ao primeiro semestre de 2025. A sessão aconteceu na Câmara de Vereadores e, na ocasião, foram apresentados dados relativos às despesas e receitas dos primeiros seis meses do segundo mandato da gestão municipal, neste ano. Os recursos arrecadados superaram as despesas, mostrando que o Município fechou suas contas com saldo positivo e com responsabilidade fiscal no controle de gastos.
Entre janeiro e junho, a Prefeitura de Juazeiro do Norte arrecadou R$ 534,8 milhões. Desse total, 74% correspondem a transferências constitucionais (como FPM, ICMS, FUNDEB e SUS), 19% advêm de impostos municipais como IPTU, ISS e ITBI, e 7% de outras despesas demonstrando crescimento da capacidade de arrecadação própria.
Do lado das despesas, foram pagos R$ 451,6 milhões no período. Desse valor, 53% destinaram-se ao pagamento de pessoal e encargos, 40% cobriram despesas de custeio e manutenção da máquina pública (energia, serviços, dívidas e contratos) e 7% foram aplicados em investimentos em obras e melhorias na cidade.
Foram 32 obras entregues no primeiro semestre do ano, dentre elas, a construção da passarela no Sítio Palmeirinha, o passeio em piso de concreto da Igreja dos Milagres, a drenagem da Rua Vital Lisboa dos Santos e Sítio Taquari, a manutenção da drenagem da Avenida Antônio Sales, a pavimentação em pedra tosca do Sítio Taquari e Entorno da Figueiredo (Trecho 1 e 2), bem como manutenções no Parque de Eventos Padre Cícero.
Também foram realizadas a pavimentação asfáltica de 13 ruas, em bairros como Santo Antônio, Antônio Vieira, Limoeiro, José Geraldo da Cruz, Frei Damião, São José e Jardim Gonzaga.
Foram executadas 10 reformas e ampliações dos equipamentos públicos, como as escolas Nossa Senhora de Fátima e Dayse Sampaio, a Quadra da CEI Vereador Getúlio Granjeiro Pereira, e o Centro Administrativo Municipal, que passa a sediar mais duas secretarias municipais - a Autarquia de Meio Ambiente (AMAJU) e a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Também foram realizadas construção de passarela e drenagens em áreas críticas da cidade.
A gestão municipal promoveu, ainda, ações e atividades importantes, como a entrega da Sala de Atendimento Prioritário para pessoas com Fibromialgia, implementação do Guichê Exclusivo para agendamento de Mamografias, Cursos profissionalizantes em parceria com o SENAC, e a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Destaca-se o Programa de Incentivo e Atração de Investimentos (PAI), levando Juazeiro do Norte a registrar saldos positivos de emprego, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Melhorias no abastecimento de água também foram feitas, beneficiando a população da zona rural.
O secretário de Finanças do município, Leandro Saraiva, reforça que a audiência pública da prestação de contas "é um momento que a sociedade tem de conhecer e saber como e onde os recursos públicos estão sendo aplicados. Então, esta é a forma de a gente contribuir para o despertar da sociedade em relação à necessidade do controle social, de se fazer presente, de cobrar, analisar e acompanhar a aplicação dos recursos públicos ", completa o titular da pasta.