Dentro da programação do Mês da Juventude Juazeirense e com inúmeros serviços oferecidos ao público presente, foi realizado, nesse sábado, 23, a 1ª edição do Festival da Juventude Juazeirense. O evento, que contou também com atividades culturais e de cidadania, aconteceu das 8h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) do bairro Pedrinhas.
Vários atendimentos foram ofertados, como agendamento para emissão do Título de Eleitor, em parceria com o Cartório Eleitoral Padre Cícero, e da Carteira de Identidade Nacional (antigo RG), por meio da Casa do Povo. Também foram disponibilizados serviços do Grau Técnico, como aferição de pressão, glicemia, IMC, teste de cintura/quadril, vacinação e testagens para Hepatite B e C, Sífilis e HIV.
O estudante Caio Gomes foi ao evento para saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz. "Pensei que era difícil para se inscrever, mas não tem nada demais; é bem fácil. Vou só entregar o currículo e aguardar se consigo essa oportunidade. Aqui, também já fiz a emissão do meu ID Jovem para pagar meia no cinema", relata.
A ação ainda constou de atualização de informações do Cadastro Único, orientações sobre Trabalho e Renda, incluindo encaminhamento para Jovem Aprendiz, apoio na elaboração de currículos e impressão, além da emissão da Identidade Jovem (ID Jovem) e avaliação física ofertada pela SEJUV.
A programação cultural e esportiva animou o público com apresentações de ballet e jazz, além de uma aula de ritmos com o professor Ailton Gama. Já na área tecnológica, o Telecentro do CEUs Aeroporto promoveu uma oficina de montagem e manutenção de computadores, ministrada pelo professor Ângelo Araújo.
Outro destaque foi o espaço do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que abriu inscrições para a edição 2025-2028, fortalecendo a participação da juventude nas políticas públicas do município.
O fesival foi realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio das Secretarias de Esporte e Juventude e da Assistência Social.