Nesta quarta-feira, 20, o Centro de Dermatologia e Doenças Infecciosas de Juazeiro do Norte promoveu uma palestra educativa sobre hanseníase. A ação, direcionada aos pacientes atendidos no Centro, teve como objetivo conscientizar sobre a doença e reforçar a importância do diagnóstico e do tratamento precoces. A atividade contou com a parceria da Liga Acadêmica de Doenças Negligenciadas (Lidone), da Universidade Regional do Cariri (URCA).
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta, principalmente, os sistemas nervoso e tegumentar (pele). Quando não tratada de forma adequada, pode causar diversas sequelas, especialmente relacionadas à função motora.
O diagnóstico e o tratamento da hanseníase são oferecidos na Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e na Atenção Secundária, através do Centro de Dermatologia. O tratamento é disponibilizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, quando seguido corretamente, garante 100% de cura ao paciente, além de reduzir drasticamente o risco de sequelas.