Nessa quarta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) lançou uma consulta pública para a construção colaborativa do novo Plano Municipal de Saúde, referente ao quadriênio 2026-2029. A consulta ficará disponível até as 23h59 do dia 10 de junho. Todas as pessoas podem participar, sugerindo pautas e melhorias para o documento. Para contribuir, basta clicar no banner disponível no site oficial da Prefeitura e enviar as sugestões por meio de um formulário eletrônico.
O objetivo da consulta pública é justamente alcançar o maior número possível de participantes e garantir a diversidade de vozes na construção de um plano mais inclusivo, que atenda às múltiplas demandas da população. As sugestões serão discutidas durante o Fórum Estratégico de Saúde, que acontecerá no dia 18 de junho, no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).
O atual Plano Municipal de Saúde pode ser consultado pelo link: https://www.juazeirodonorte.ce.gov.br/publicacoes.php?id=7732.
IV Fórum de Saúde
O IV Fórum de Saúde será um espaço ampliado de debate e construção coletiva, com a presença de cerca de 150 participantes, entre profissionais da saúde, usuários do SUS, instituições de ensino, movimentos sociais e demais atores da rede de atenção à saúde.
Antecedendo o Fórum, a Sesau deu início, na última terça-feira, 20, ao ciclo de oficinas colaborativas. As oficinas seguem até o dia 10 de junho e têm como objetivo promover o debate coletivo, a escuta da população e a construção preliminar das pautas que serão discutidas durante o Fórum. Ao todo, serão sete oficinas.
Todas as oficinas acontecem no Centro Universitário Paraíso (UNIFAP), localizado na Rua da Conceição, 1228, bairro São Miguel. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário digital: https://forms.gle/pqujoMTLwiE9rNAP9. O link também está disponível na bio do Instagram oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte: @prefjuazeirodonorte.
A programação completa das oficinas pode ser conferida através do link: https://www.juazeirodonorte.ce.gov.br/informa/30656/juazeiro-do-norte-realiza-primeira-oficina-para-co.