A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), vem registrando avanços e resultados significativos nas ações de reconhecimento identitário e enfrentamento ao racismo. Os resultados podem ser vistos através do Censo Escolar 2024. Um dos destaques do levantamento foi a redução expressiva na categoria "raça/cor não declarada", que passou de 61,3%, em 2021, para 36,1% em 2024.
O dado reflete o impacto direto de ações pedagógicas antirracistas desenvolvidas nas escolas, que promovem o reconhecimento da identidade racial e fortalecem o sentimento de pertencimento dos estudantes. O Censo também aponta que mais de 77% dos alunos da rede municipal se autodeclaram pretos ou pardos. Esse aumento na identificação racial é resultado de iniciativas que valorizam as culturas afro-brasileira e indígena por meio da inserção contínua desses conteúdos no currículo escolar.
Ao fortalecer a autoestima dos estudantes, a autodeclaração contribui de forma estratégica para o aprimoramento de políticas públicas educacionais mais sensíveis à diversidade. E ainda pensando na valorização da diversidade, o município, por meio da Seduc, lançou, na última segunda-feira, 19, o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à LGBTfobia. O documento estabelece diretrizes para o combate a práticas discriminatórias nas unidades escolares e reforça o cumprimento das Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.
Todas essas medidas fazem parte do programa "Educa Juazeiro: Mais Aprendizagem", que orienta as políticas educacionais do município. O foco é oferecer uma educação pública de qualidade, inclusiva e integral. O compromisso é com a equidade e a valorização da diversidade como pilares fundamentais da escola.