A Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte lançou, nesta quinta-feira, 15 de maio, a ferramenta de Procuração Eletrônica. O evento ocorreu no Gabinete do Prefeito e marca um avanço na modernização dos sistemas de requisições e processos administrativos do município.
Com a nova funcionalidade, um procurador poderá representar o contribuinte ou solicitante junto à Secretaria mediante cadastro prévio, por um período determinado pelo próprio cidadão. A iniciativa busca tornar os processos mais práticos, acessíveis e seguros.
Durante a solenidade, o prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância da transformação digital. "Na era digital, Juazeiro do Norte ainda padecia com a exigência de procedimentos presenciais, por meio de procurações físicas. O novo sistema elimina esse tipo de entrave burocrático", afirmou.
Ele também ressaltou o impacto positivo da ferramenta para contribuintes que não podem se apresentar fisicamente. "Muitas vezes, a pessoa está fora da cidade ou acamada. Tinha que assinar, reconhecer em cartório e enviar a documentação por meio de terceiros. Agora, com a implantação da procuração eletrônica, todos esses casos serão desburocratizados", lembrou. A medida não acarretará aumento de tributos e Juazeiro terá uma capacidade muito melhor de arrecadação.
A ferramenta também beneficia profissionais como contadores, corretores e advogados. Segundo Glêdson, "representantes do CRECI, CRC e OAB destacaram o quanto essa inovação facilitará o dia a dia das empresas. Uma imobiliária com centenas de clientes, por exemplo, poderá otimizar muito sua rotina", explicou.
O decreto que regulamenta o uso da Procuração Eletrônica foi assinado pelo prefeito durante o evento. Ele esclareceu que o uso do documento digital será prioritário, salvo em casos excepcionais, previstos no próprio decreto, a procuração eletrônica deve prevalecer.
Por fim, Glêdson reforçou que o novo sistema não anula o atendimento presencial. "As pessoas podem continuar buscando a Prefeitura fisicamente, se assim desejarem. Mas, nos dias de hoje, é preciso oferecer a opção de resolver as coisas online, desburocratizando a vida do cidadão", concluiu.
Estiveram presentes na solenidade representantes do CRECI-CE, CRC-CE, ACRECI, OAB e da Secretaria de Finanças, apoiando a modernização dos serviços públicos em Juazeiro do Norte.