No último sábado, 26, aconteceu o sétimo aniversário do Parque Ecológico das Timbaúbas como unidade de conservação em Juazeiro do Norte. Com uma programação educativa e acolhedora, a coordenação do parque também decidiu comemorar, ao mesmo tempo, o Dia das Crianças.
Dentre os eventos programados, a trilha ecológica foi o que mais movimentou o público. Eduardo Aguiar, gerente do Parque Ecológico, conduziu as crianças e seus responsáveis para fazerem uma trilha pelo parque, enquanto plantavam mudas de plantas. Clarisse Aguiar, que estava presente no evento, tem doze anos e frequenta o parque há muito tempo. Segundo ela, o que mais chamou sua atenção foi a exposição de abelhas, organizada pela equipe da Polícia Ambiental.
O Sargento Moreira, do Núcleo de Comunicação Ambiental, orientou sua equipe sobre a importância desse dia e pontuou sobre a fiscalização ambiental e como eles lidam com isso no cotidiano: "A polícia ambiental é responsável por atender as demandas que surgem devido a crimes ambientais. Hoje, estamos aqui para conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente."
O Parque Ecológico das Timbaúbas é uma das unidades de conservação e proteção do estado do Ceará. Além de preservar a flora regional, o parque tem grande importância para as pesquisas científicas desenvolvidas no Cariri, o que gera resultados positivos, como o estímulo para que jovens pesquisadores e estudantes se aproximem mais dos temas ambientais da nossa região.
Atualmente, o parque também abriga diversos projetos que visam à proteção e aos cuidados tanto da flora quanto dos animais de rua. Entre eles estão: Sementes do Amanhã, Junho Ambiental, Semana da Árvore e, o mais movimentado no momento, Patas e Plantas. O objetivo desse projeto é trocar uma muda de planta por 1 kg de ração para cães ou gatos. As doações recebidas são entregues aos protetores cadastrados na SEMASP.
O objetivo maior do evento realizado na manhã de sábado foi demonstrar a riqueza de biomas da nossa região e mostrar como a educação ambiental pode agir de forma política e positiva, incentivada desde cedo. Mas, principalmente, reforçar que é nosso dever cuidar e valorizar o que é essencial para a sobrevivência da espécie humana.