
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) tem intensificado as ações de enfrentamento e prevenção ao mosquito Aedes aegypti no município. Além das visitas domiciliares realizadas diariamente pelos agentes de endemias, a pasta utiliza o projeto Ovitrampas como estratégia de monitoramento e identificação de possíveis focos do vetor, o que permite intervenções mais eficazes nas áreas com maior incidência.
Atualmente, Juazeiro do Norte conta com 200 ovitrampas instaladas em 23 bairros. Os dispositivos consistem em recipientes pretos, semelhantes a pequenos vasos, contendo água e levedo. No interior, são colocadas palhetas de madeira, utilizadas para identificar a presença ou ausência de ovos do mosquito. O material é recolhido e levado para análise.
Nos imóveis onde é confirmada a presença do vetor, tanto a residência que abriga a ovitrampa quanto os domicílios localizados em um raio de até 300 metros recebem aplicação do inseticida Cielo ULV, utilizado no combate dos mosquitos.
Além dessas medidas, o município desenvolve ações educativas em espaços públicos, como praças e outros logradouros, e mantém o projeto Pequenos Vigilantes, em parceria com a Secretaria de Educação. Voltada para estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal, a iniciativa busca incentivar o protagonismo infantojuvenil na promoção da saúde, por meio de atividades de vigilância e combate às endemias.
Desde janeiro, Juazeiro do Norte também disponibiliza a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Os imunizantes estão acessíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Dermatologia, no SAME e no Vapt-Vupt. Para a vacinação, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, CPF e/ou Cartão do SUS.
Além das ações realizadas pela Sesau, a população pode contribuir com a prevenção por meio de ações simples no dia a dia. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 75% dos criadouros do mosquito são encontrados dentro dos domicílios. Por isso, a adoção de cuidados, especialmente durante o período chuvoso, é fundamental para conter a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Entre as orientações estão:
- Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
- Manter caixas d'água e outros reservatórios devidamente vedados;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Amarrar corretamente os sacos de lixo;
- Evitar o acúmulo de entulhos e sucatas nos quintais;
- Armazenar pneus inservíveis em locais cobertos e destiná-los à reciclagem no Ecoponto municipal, localizado na Rua Avenida Paulo Maia, nº 2035, bairro Santo Antônio;
- Descartar adequadamente qualquer material que possa acumular água parada, inclusive itens menores, como cascas de ovo e tampinhas de garrafa.