A Prefeitura de Juazeiro do Norte deverá finalizar, ainda no mês de julho, o processo licitatório para a contratação de Organizações Sociais que irão gerir a UPA Animal, o Restaurante Popular e o Centro Especializado em Reabilitação do Município. Os equipamentos públicos, cujos prédios estarão prontos para serem entregues à população ainda esta semana, seguirão o modelo de gerenciamento já adotado pelo Município, no qual uma Organização Social fica responsável pela operação do serviço, como acontece, por exemplo, no caso do Hospital Infantil Maria Amélia, no Hospital e Maternidade São Lucas e na Unidade de Pronto Atendimento do Limoeiro.
Apesar de já estarem prontos para serem entregues, a administração municipal optou por inaugurar a UPA Animal e o Centro Especializado em Reabilitação, assim como reinaugurar o Restaurante Popular, somente após a conclusão do processo licitatório que definirá, ainda no mês de julho, as Organizações Sociais que irão gerir os respectivos equipamentos. Conforme explicou o Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, "tivemos todo o cuidado de não abrir esses equipamentos públicos agora, começar com a gestão do próprio Município, e ter que começar uma nova gestão a partir de uma Organização Social logo em seguida. Seriam dois inícios em um único mês, portanto não teria sentido. Tão logo seja concluído o processo licitatório, eles serão entregues para a nossa população", assegurou.
As Organizações Sociais são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que, a partir da obtenção de qualificação para tal, podem realizar atividades de interesse público através de parceria estabelecida com o poder público. Por meio do trabalho desempenhado por uma OS, é possível garantir maior celeridade em processos de contratação e realização de compras, dentre outras atividades, proporcionando a prestação de um serviço com eficiência e qualidade aos cidadãos.