Em parceria com o Instituto Idear e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa-CEDI, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho-SEDEST, participou da cerimônia de finalização do Projeto 'Chá Tecnológico e Social' nesta quinta-feira, 27, no auditório da UNINASSAU.
O Chá Tecnológico teve como objetivo ser uma atividade desempenhada de forma itinerante para o público a partir dos 60 anos. Nessa primeira turma, atendeu aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
O projeto consistiu em estimular o conhecimento de pessoas dessa idade no campo digital e tecnológico, oferecendo mais segurança e independência para o uso correto da internet e suas ferramentas. Portanto, instruindo orientações aos idosos para mais qualidade de vida através da inclusão sociodigital.
O Chá Tecnológico já incluiu digitalmente centenas de pessoas idosas em vários municípios cearenses, aprimorando os conhecimentos em tecnologia por meio de aulas e atividades com foco na utilização do celular e da internet no cotidiano, como o uso de redes sociais, configurações do celular, aplicativos de banco, carros por aplicativo e outras funções. Além de cursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, ginástica, redes sociais e diversos temas de interesse da geração que está nessa faixa etária.
Na solenidade, o município teve representação da Secretária Josy Lima, titular da SEDEST. A gestora ressaltou o caráter inovador do Chá Tecnológico em poder estimular positivamente a relação dos idosos com a tecnologia. "O público-alvo do curso precisa desse tipo de instrução para conseguir se adequar à internet. É também um projeto com muita ênfase social, visto que tudo que fazemos hoje em dia passa pelo celular e pela internet, desde usar redes sociais até solicitar um carro por aplicativo ou pagar contas".
As assistidas do CRAS Jardim Gonzaga, Cícera Raimunda e Maria Socorro relataram suas experiências e o impacto que o projeto trouxe em suas vidas. "Eu não sabia mexer em tablet nem em celular. Mas, nesse projeto, aprendi isso. Aprendi a tirar foto, enviar mensagem", diz Cícera. Maria Socorro relata também que "antes do curso, eu não tinha prática em mexer no celular ou tablet. Mas agora, aprendi várias coisas, sei mandar mensagem de texto, por áudio. Então, muita coisa mudou na minha vida e continuo aprendendo mais".
Contando os três municípios contemplados, foram 126 idosos concludentes que receberam os certificados de finalização do curso e, também, tablets para uso pessoal. Desse total, Juazeiro do Norte contou com 46 idosos, assistidos pelos CRAS Jardim Gonzaga, Campo Alegre, Triângulo, Timbaúbas e pelo Centro de Referência do Idoso (CRI).