Para representar Juazeiro do Norte, as gerentes do Núcleo de Educação e Diversidade de Gênero (NUDG), Stéphanie Matos, e do Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial (NEPIR), Juliana Peixoto, participaram do Seminário de acesso à Educação e Direitos Humanos, em São Paulo, entre os dias 30 de maio a 2 de junho último. Elas integraram o evento nacional organizado por estudantes universitários para discutir racismo ambiental, crise climática e possibilidades de ações preventivas e solucionadoras para a população atingida, seja ela de baixa renda, negra, quilombola, de terreiro e LGBTQIAPN+.
Durante o seminário, as gerentes de núcleos também puderam participar de discussões acerca do estado atual da população do Rio Grande do Sul e de cidades que sofrem com situações semelhantes, sobre as crises climáticas na América Latina, sobre cotas trans no ENEM, vestibulares, concursos e processos seletivos, especifidades de políticas públicas necessárias à população LGBTQIAPN+.
Além disso, as representantes do NUDG e NEPIR participaram da sétima Marcha Trans e da Parada LGBTQIAPN+. Para Stéphanie Matos, gerente do NUDG, "foi de extrema importância compreender quais demandas trazem a população LGBTQIAPN+ de todo país e quais estratégias estão dando certo e podem ser implementadas em Juazeiro do Norte para atender esse segmento da população".
Juliana Peixoto, gerente do Nepir, descreveu o evento como "uma grande oportunidade de discutir nacionalmente políticas públicas étnico-raciais, possibilitando novos subsídios para o fortalecimento da execução da Política de Promoção e Igualdade Racial, considerando as demandas e especificidades da região do Cariri cearense, sobretudo, para a nossa cidade de Juazeiro do Norte".