Com a presença de grande público, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte deu início nesta terça-feira, 21, ao I Seminário ERER - Educação para as Relações Étnico-Raciais. A atividade, voltada para professores da rede municipal de ensino, gestores, orientadores e supervisores educacionais, está inserida na programação da I Semana da Beata Maria de Araújo.Com o objetivo de discutir as relações étnico-raciais, partindo das experiências vivenciadas no ambiente escolar e buscando promover a construção de uma cultura escolar que adote práticas pedagógicas eficazes no enfrentamento do preconceito e da discriminação, o momento trouxe diálogos e compartilhamento de experiências e conhecimentos. O evento também busca refletir sobre a criação e fortalecimento de ambientes educacionais mais inclusivos e equitativos.Alunos da Escola José Perboyare iniciaram o seminário com uma apresentação de dança. O momento foi marcado pela palestra do professor e pesquisador Willyam Sousa, que abordou dados e pesquisas sobre o racismo no Brasil. Através de uma dinâmica, o palestrante enfatizou falas racistas utilizadas no cotidiano.A Secretária de Educação, Márcia Franca, destacou as ações realizadas na rede municipal de ensino que evidenciam a temática, bem como ressaltou a importância desse diálogo permanente: “Que a educação seja sempre o caminho, a ponte para contribuir e fortalecer”, pontuou.As docentes Simone Salviano e Karine Feitosa Carlos Santana, das escolas Letícia Amaral e Helena Vieira dos Santos, respectivamente, também contribuíram com atividades, experiências e pesquisas sobre o tema.O seminário acontece até a próxima quinta-feira, 23, no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio-CampusSaúde.
Com a presença de grande público, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte deu início nesta terça-feira, 21, ao I Seminário ERER - Educação para as Relações Étnico-Raciais. A atividade, voltada para professores da rede municipal de ensino, gestores, orientadores e supervisores educacionais, está inserida na programação da I Semana da Beata Maria de Araújo.Com o objetivo de discutir as relações étnico-raciais, partindo das experiências vivenciadas no ambiente escolar e buscando promover a construção de uma cultura escolar que adote práticas pedagógicas eficazes no enfrentamento do preconceito e da discriminação, o momento trouxe diálogos e compartilhamento de experiências e conhecimentos. O evento também busca refletir sobre a criação e fortalecimento de ambientes educacionais mais inclusivos e equitativos.
Alunos da Escola José Perboyare iniciaram o seminário com uma apresentação de dança. O momento foi marcado pela palestra do professor e pesquisador Willyam Sousa, que abordou dados e pesquisas sobre o racismo no Brasil. Através de uma dinâmica, o palestrante enfatizou falas racistas utilizadas no cotidiano.
A Secretária de Educação, Márcia Franca, destacou as ações realizadas na rede municipal de ensino que evidenciam a temática, bem como ressaltou a importância desse diálogo permanente: “Que a educação seja sempre o caminho, a ponte para contribuir e fortalecer”, pontuou.
As docentes Simone Salviano e Karine Feitosa Carlos Santana, das escolas Letícia Amaral e Helena Vieira dos Santos, respectivamente, também contribuíram com atividades, experiências e pesquisas sobre o tema.
O seminário acontece até a próxima quinta-feira, 23, no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio-CampusSaúde.