Fotos: Josimar Segundo e Brendon Belchior
A 42ª Semana Padre Cícero teve a noite do dia 22 de março animada no Largo da Capela do Socorro, a penúltima, antes do encerramento do evento, neste domingo, 24. A programação contou com 15 seresteiros, homenageando o Padre Cícero. Às 21 horas, houve a distribuição do Caldo da Nair, show do cantor de Padre Cícero, Jota Farias, que entoou canções em homenagem ao sacerdote e, a 00h, cantou os parabéns junto com a população presente, acompanhado de fogos de artíficio em show pirotécnico. O Largo do Socorro estava recheado de 350 mesas reservadas às famílias que levam seus bolos para homenagem o padre e cantar os parabéns.
Bolo do Padre Cícero
As gêmeas "netas" do Padre Cícero, Cícera Lopes de Oliveira e Romana Menezes Silva, estão todos os anos presentes na Semana Padre Cícero, no Largo da Capela do Socorro. Elas são filhas de Petronila Maria da Conceição, a filha adotiva de Padre Cícero.
A tradição do bolo começou com Cícera e Romana ainda jovens. O bolo era feito pelas irmãs no tamanho de 1 metro, e todos os anos crescia mais um, para homenagear os anos de vida do sacerdote. Cícera e Romana eram amigas de Nair Silva, que fazia o caldo da Nair. As três se juntavam com um bolo pequeno e uma panela de caldo e comemoravam a vida do Padre Cícero, em praça pública, no Largo do Socorro. E assim, iniciou- se a tradição.
Atualmente, o Bolo de Padre Cícero tem 45 metros, feito pela Griff do Bolo, parceira da Semana Padre Cícero. Este ano, ele foi carinhosamente feito para 6 mil pessoas, pesando, em média, 600 kg, ou seja, mais de meia tonelada. A produção do bolo demora 4 dias e se dá por 20 profissionais e 9 confeiteiras responsáveis pela decoração. O transporte do bolo é realizado por 1 caminhão grande, que faz 3 viagens.
Caldo da Nair
O Caldo da Nair tem 36 anos de existência, desde 1988. Hoje é um projeto social, criado por Nair Silva, professora, musicista e que deixou um legado iniciado com uma panela pequena e poucos copinhos de caldo sendo distribuídos à população. Depois, começou a fazer sucesso e a ter mais pessoas querendo compartilhar o momento no Largo do Socorro, o que fez o movimento crescer e ter a visibilidade atual.
A dona Nair iniciou a tradição que está sendo continuada por seu sobrinho, Neudson Rodrigues, conhecido popularmente como Baiano, atual diretor-presidente do projeto. Atualmente, consta de 29 panelas de caldo, ofertando 5 sabores, sendo eles: ovo, carne moída, costela, frango e feijão, como também, uma equipe de 40 pessoas trabalhando para servir cerca de 1.100 litros de caldo à população e 5.000 pães. O projeto, atualmente, conta com mais de 50 patrocinadores. São em torno de 8 anos que a distribuição do Caldo da Nair faz parte dos festejos da Semana Padre Cícero.
O caldo é distribuído em copinhos personalizados com logo e tem sempre uma fila bem cheia, formada pela população, que espera ansiosa para receber o caldo e o pão.
Neste domingo, 24, encerra-se a 42ª Semana Padre Cícero, com shows de Rosivaldo Pedro, Luiz Fidélis e Padre Fábio de Melo.