Construído em parceria com o Instituto Idear e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa - CEDI, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, participou do lançamento do Projeto 'Chá Tecnológico e Social', nesta quinta-feira, 25.O Chá Tecnológico será uma atividade desempenhada de forma itinerante, para o público a partir dos 60 anos de idade.O projeto consiste em estimular o conhecimento de pessoas dessa idade no campo digital e tecnológico, oferecendo mais segurança e independência para o uso correto da Internet.O Chá Tecnológico já incluiu digitalmente centenas de pessoas idosas em vários municípios cearenses. Objetiva aprimorar o conhecimento em tecnologia por meio de aulas e atividades com foco na utilização do celular e da internet no cotidiano.As orientações levam ao uso do WhatsApp, configurações do celular, aplicativos de banco, carros por aplicativo e outras funções. Há, também, cursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, ginástica, redes sociais e diversos temas de interesse da geração que está nessa faixa etária. As atividades do curso são gratuitas.Na solenidade de lançamento, o prefeito Glêdson Bezerra comentou sobre como o Chá Tecnológico pode impactar positivamente junto aos idosos juazeirenses. "É um projeto encantador. Nós vivemos a era da tecnologia e precisamos estar inseridos neste contexto. Temos uma população idosa estimada em mais de 15% da população geral e é um grupo que, segundo os estudos apresentados, ainda está aquém dessas ferramentas".Ele acrescenta que, a partir de cursos como esses, o idoso vai ter condições de desenvolver a questão cognitiva, fortalecendo a atividade cerebral e ficando longe da dependência de outras pessoas. O próprio idoso, reforça o prefeito, "com o conhecimento, vai ter acessos importantes, como à rede bancária, ao contato com pessoas. Então, é um programa sensacional", enfatiza.A titular da SEDEST, Josy Lima, afirma que serão capacitados 50 idosos em Juazeiro do Norte. "Estamos garantindo a inclusão digital desse público de forma adequada. Essa integração é essencial para as pessoas idosas ampliarem seus conhecimentos e interagirem com a tecnologia", afirma.A iniciativa tem, ainda, atenção especial voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Construído em parceria com o Instituto Idear e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa - CEDI, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, participou do lançamento do Projeto 'Chá Tecnológico e Social', nesta quinta-feira, 25.
O Chá Tecnológico será uma atividade desempenhada de forma itinerante, para o público a partir dos 60 anos de idade.
O projeto consiste em estimular o conhecimento de pessoas dessa idade no campo digital e tecnológico, oferecendo mais segurança e independência para o uso correto da Internet.
O Chá Tecnológico já incluiu digitalmente centenas de pessoas idosas em vários municípios cearenses. Objetiva aprimorar o conhecimento em tecnologia por meio de aulas e atividades com foco na utilização do celular e da internet no cotidiano.
As orientações levam ao uso do WhatsApp, configurações do celular, aplicativos de banco, carros por aplicativo e outras funções. Há, também, cursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, ginástica, redes sociais e diversos temas de interesse da geração que está nessa faixa etária. As atividades do curso são gratuitas.
Na solenidade de lançamento, o prefeito Glêdson Bezerra comentou sobre como o Chá Tecnológico pode impactar positivamente junto aos idosos juazeirenses. "É um projeto encantador. Nós vivemos a era da tecnologia e precisamos estar inseridos neste contexto. Temos uma população idosa estimada em mais de 15% da população geral e é um grupo que, segundo os estudos apresentados, ainda está aquém dessas ferramentas".
Ele acrescenta que, a partir de cursos como esses, o idoso vai ter condições de desenvolver a questão cognitiva, fortalecendo a atividade cerebral e ficando longe da dependência de outras pessoas. O próprio idoso, reforça o prefeito, "com o conhecimento, vai ter acessos importantes, como à rede bancária, ao contato com pessoas. Então, é um programa sensacional", enfatiza.
A titular da SEDEST, Josy Lima, afirma que serão capacitados 50 idosos em Juazeiro do Norte. "Estamos garantindo a inclusão digital desse público de forma adequada. Essa integração é essencial para as pessoas idosas ampliarem seus conhecimentos e interagirem com a tecnologia", afirma.
A iniciativa tem, ainda, atenção especial voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.