As pessoas assistidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) participaram de uma roda de conversa sobre a importância da saúde mental. O evento foi promovido nesta terça-feira, 21, pelo Centro de Referência Psicossocial III (CAPS III), de Juazeiro do Norte, e faz parte da programação do Janeiro Branco, mês dedicado ao debate e à conscientização sobre a saúde mental.
"Hoje, a gente conversou bastante sobre a importância do cuidado, de pedir ajuda, de ajudar, de controlar essas emoções, de tentar valorizar as conquistas, de tentar exercitar a gratidão. Buscar de fato, a rede de apoio, tanto a assistência assistencial quanto a de saúde. Os profissionais estão todos à disposição para tentar, da melhor forma possível, ajudar, encaminhar, agregar no tratamento e na responsabilização, tanto com os familiares quanto na vida social", ressalta Elena Nogueira, assistente social do CAPS III.
Com o tema nacional "O que fazer pela saúde mental hoje e sempre?", o Janeiro Branco 2025 busca expandir o debate ao maior número de pessoas e a uma diversidade de públicos.
Segundo Elena, entre outras coisas, o Janeiro Branco se configura como um período propício para quebrar os tabus que ainda envolvem os cuidados com a saúde mental na sociedade. "É uma campanha que visa alertar para a saúde mental e emocional e busca sensibilizar a população para o bem-estar psicológico, quebrar esses tabus de que só quem busca um psiquiatra, uma ajuda psicológica ou uma psicoterapia é quem está louco', quando, na realidade, não é isso. A gente tem que buscar esses cuidados especializados para promover o autocuidado, incentivar as estratégias para prevenir e tentar combater esse adoecimento mental", pontua.
Durante todo o mês, os CAPS do município promoverão diversas atividades em alusão ao Janeiro Branco. A programação completa pode ser conferida através do link: https://juazeirodonorte.ce.gov.br/informa/30043/centros-de-aten-o-psicossocial-de-juazeiro-do-norte ou no perfil oficial da prefeitura no Instagram: @prefjuazeirodonorte.