NOTÍCIAS

07-MAR-2024

Município apresenta Projeto de Lei que abre margem fiscal para atendimento de pautas específicas do magistério

#Finanças 07 DE MARÇO DE 2024
A Prefeitura de Juazeiro apresentou nesta quinta-feira, 7, o Projeto de Lei n°123, de 28 de novembro de 2023, para o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte - SISEMJUN. O projeto, que trata sobre Residência Profissional, possibilita uma diminuição de R$ 1.112.441,81 na folha de pagamento. O objetivo é abrir margem fiscal, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, para atendimento das pautas específicas do magistério. Na reunião também estiveram presentes os titulares da pasta de Finanças, Procuradoria Geral e Administração.

Há mais de 20 dias, a mesa de negociações sobre o reajuste salarial de 2024 tem se reunido para dialogar. O município apresentou a proposta de reajuste para os efetivos de 4,62%, seguindo a inflação; e para o magistério, de 3,62%, de acordo com o índice Valor Anual por Aluno -VAAF. O cenário com esses reajustes, de acordo com Núcleo de Gestão e Planejamento - NUGEP, é que o 1° quadrimestre feche em 54,56%; o segundo em 53,51% e o último em 56%, ultrapassando o limite estabelecido pela LRF, de 54% de despesa com pessoal.

Segundo Walberton Carneiro, Procurador Geral, a gestão tem buscado formas de aumentar a arrecadação tributária municipal e diminuir o impacto na folha de pagamento. "Solicitamos o apoio do sindicato e da sociedade civil para aprovação desse projeto de lei, que foi protocolado com caráter de urgência no dia 28 de novembro de 2023. Ele nos ajudará a ter margem fiscal para que, de forma responsável, possamos atender a alguns requerimentos do sindicato, sem prejudicar o município com a LRF", explica.

O Projeto de Lei consiste numa modalidade de ensino supervisionada destinada a graduados e técnicos em áreas afetas às funções institucionais da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, com intuito de proporcionar o aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do município. O projeto estabelece que os residentes recebam, ao longo do programa, uma bolsa-auxílio, cujo valor será de acordo com as especificidades de cada curso. A proposta envolve 3 modalidades: gestão pública, atenção em saúde e educação.

Para Leandro Saraiva, titular das Finanças, hoje, o município tem duas opções para abrir margem fiscal: aumentar a arrecadação e diminuir o impacto na folha. "Sempre estivemos dispostos a dialogar e ver alternativas conjuntas. Estudando, e sensível às pautas, encontramos uma forma de diminuir o impacto da folha com esse projeto. Nesse momento, precisamos dar as mãos e ser parceiros para conseguir atender às pautas".

O vice-presidente do SISEMJUN, Ítalo Freitas, informou que os representantes sindicais irão apreciar a proposta. Ficou estabelecido, entre as partes, novos encontros na próxima semana, para seguir com as negociações.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Hoje

Vacina contra a Influenza já está disponível

A partir desta segunda-feira, 29, as Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro do Norte - UB [...]

#Administração Hoje

Município suspende pagamento de servidores que não realizaram censo

A Secretaria de Administração de Juazeiro do Norte - SEAD comunica que, de acordo com os [...]

#Agricultura Hoje

Juazeiro do Norte recebe 2 mil doses de vacina contra a febre aftosa

O município de Juazeiro do Norte recebeu uma doação de 2 mil doses da vacina contra a Fe [...]

#SEDEST Há 2 dia(s)

Casais formalizam matrimônio em cerimônia de Casamento Coletivo

No último sábado, dia 27, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SED [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Expoanime Cariri Fest 2024 completa 15 anos

A Expoanime Cariri Fest 2024 está celebrando sua 15ª edição como parte do Circuito de Fe [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

Prefeitura distribui 485 cestas básicas de janeiro a março

Durante os meses de janeiro a março deste ano, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por me [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

SEDEST promove edição da Sala de Apoio ao Trabalhador

O programa itinerante da Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense, da Secretaria de Dese [...]

#Educação Há 4 dia(s)

Prefeitura entrega nova escola no Conjunto Padre Cícero

Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Edu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito