O PLANO DE SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE- CE PARA O QUADRIÊNIO 2022- 2025, FOI ESTRUTURADO COM VISTAS A ATENDER AS DIRETRIZES DO PACTO INTERFEDERATIVO, DO PQAVS E DAS DEMAIS PACTUAÇÕES MUNICIPAIS PARA ASSIM EMBASAR FORTEMENTE O ALCANCE DOS OBJETIVOS E METAS DOS INDICADORES QUE PERMEIAM A SITUAÇÃO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO
O Plano de Saúde (PS) deve ser construído a cada 4 anos, para que seus objetivos e metas sejam incorporados ao Plano Plurianual. Deve conter um diagnóstico (análise situacional) da realidade local, baseado nas necessidades de saúde. A partir desse diagnóstico, definem-se as prioridades, metas e ações a serem realizadas.
JUAZEIRO DO NORTE APRESENTA ATUALMENTE COM O FINANCIAMENTO DO PROJETO PREVINE BRASIL INCENTIVOS E GRATIFICAÇÃO POR ATINGIR OS INDICADORES DA AB, E PODEMOS APRESENTAR QUE NO 1° QUADRIMESTRE 28% NO SEGUNDO 36% E FINALIZAMOS O 3/ QUADRIMESTRE COM 88,7% O QUE VERIFICAMOS UM AUMENTO DE 60% DE INDICADORES. OUTRO AVANÇO IMPORTANTE QUE JUAZEIRO DO NORTE, ESTA 100% INFOTMATIZADAS AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMILIA - PODENDO SER REALIZADO OS INDICADORES EM TEMPO REAL. TENDO EM VISTA ESSE AVANÇO, A ODONTOLOGIA QUE OBTIVEMOS AQUISIÇÃO DE MAIS DE 14 CONSULTORIOS ODONTOLOGICOS E ATENDIMENTOS OFERTADOS NO HOSPITAL ESTERFANIA .CONTRIBUI PARA QUE TENHAMOS METAS DOS INDICADORES AVANÇANDO E A SÚDE BUCAL OS DADOS MOSTRAM 19% DE AUMENTO O QUE MOSTRA QUE ESTAMOS TENDO UM AVANÇO SIGNIFICATIVO. INDICADORES QUE PRECISAMOS URGENTEMENTE MELHORAR É O ELEVADO NÚMEROS DE PARTOS NORMAIS , A REDUÇÃO DOS PARTOS CESARIANAS NO MÚNICIPIO. EM DETRIMENTO CONSEGUIMOS A REDUÇÃO DURANTE ESSE QUADRIMESTRE DOS INDICADORES DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. EM RELAÇÃO A PANDÊMIA DO COVID 19 QUE AINDA TIVEMOS DURANTE 2021, O NÚMERO DE 19.688 CONFIRMADOS E TIVEMOS 19.493 CASOS RECUPERADOS E INFELIZEMENTE 322 OBITOS .PODEMOS VER QUE O JUAZEIRO DO NORTE CONSEGUIU REALIZAR UM BOM TRABALHO COM AS INTERVENÇÕES REALIZADAS.
OBJETIVO Nº 1.1 - REDUZIR E PREVENIR RISCOS E AGRAVOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO, CONSIDERANDO OS DETERMINANTES SOCIAIS, POR MEIO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA, PROMOÇÃO E PROTEÇÃO, COM FOCO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS, ACIDENTES E VIOLÊNCIAS, NO CONTROLE DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL.