A Lira Nordestina é uma equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão da URCA e é referência em xilogravura
A história da Lira Nordestina se confunde com a história da Literatura de Cordel no Brasil. Em 1926 o romeiro alagoano José Bernardo da Silva se dirigiu para Juazeiro do Norte e, após pedir a bênção a Padre Cícero, iniciou suas atividades como folheteiro, como eram conhecidos os vendedores de cordel. Em 1932 comprou as primeiras máquinas tipográficas e lançou a Tipografia Silva. Posteriormente mudou o nome da empresa para Tipografia São Francisco. Em 1949 José Bernardo da Silva adquiriu, mediante compra, os direitos de publicação de dois dos maiores poetas de cordel do Brasil: Leandro Gomes de Barros e João Martins de Athayde. Nos anos cinquenta a Tipografia São Francisco se tornou a editora de cordel mais importante do Brasil. Ao final dos anos sessenta começou um período de dificuldades para a editora e para o comércio de folhetos em geral. A queda das vendas coincidiu com a morte do idealizador da editora em 1972. Em 1988 o Governo do Estado do Ceará comprou a Tipografia São Francisco e, em seguida, deixou a editora sob os cuidados da Universidade Regional do Cariri. Atualmente a Lira desenvolve trabalhos no campo da xilogravura
Telefone:
(88) 3102-1200
Endereço:
Rua Interventor, R. Interventor Francisco Erivano Cruz - Centro, 63011-085
Funcionamento:
Aberto de Segunda a Sexta - 08:00 a 12hs e 14hs as 17:00hs.
sábado de 8h as 12hs
Patrimônio Cultural Imaterial da cidade a Casa do Doce João Martins, o local é considerado o point preferido para quem não abre mão daquele bom doce caseiro.
Espaços amplos de leitura, auditório, sala de jogos, laboratório de informática, ambiente infantil, banheiros, além de sala de braille e rampa de acessibilidade.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.