
A Romaria de Candeias, realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, reuniu mais de 300 mil pessoas em Juazeiro do Norte. Durante o evento, a Prefeitura ofertou uma ampla estrutura de serviços públicos aos romeiros e visitantes, contemplando áreas como saúde, assistência social, limpeza urbana, segurança, mobilidade e logística, em um balanço geral das ações desenvolvidas ao longo do período.
Foram disponibilizados serviços da Secretaria de Saúde (SESAU), como consultas médicas e de enfermagem, aferição de sinais vitais, administração de medicações e dispensação de remédios prescritos. Ao todo, foram registrados 2.545 atendimentos nos cinco principais templos religiosos: Basílica de Nossa Senhora das Dores, Capela do Socorro, Igreja dos Salesianos, Santuário de São Francisco e Horto. Uma ambulância permaneceu disponível para transferências hospitalares, caso necessário. Ainda na área da saúde, o setor de Vigilância Sanitária também esteve presente, orientando e fiscalizando, além de manter um ponto fixo para recebimento de denúncias.
Também houve a aplicação de Pesquisa de Satisfação pela Ouvidoria Municipal, além da entrega de materiais como calendários e leques. Entre as novidades, esteve a distribuição de velas a pilha, que facilitou o uso e contribuiu para a redução de resíduos no meio ambiente. Todo o material foi distribuído pela equipe da SEDETUR.
As velas marcaram a noite do dia 2 de fevereiro, Dia de Candeias e encerramento da Romaria, durante a Procissão Luminosa, que percorreu as ruas da cidade em cânticos até a Basílica de Nossa Senhora das Dores.
A Secretaria de Assistência Social (SAS) atuou com o setor de Abordagem Social e também na coordenação do Programa de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
O cuidado com a segurança dos romeiros ficou a cargo da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), que contou com um contingente de 56 profissionais, com apoio das Polícias Militar e Civil.
A organização e fiscalização do trânsito local ficaram sob responsabilidade de aproximadamente 60 agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEAMASP) atuou com equipes de limpeza foram coletados 3.947 kg de materiais recicláveis, volume 40% superior ao registrado em 2025, com a participação das seguintes associações e cooperativas: Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte, Associação de Catadores para um Brasil Sustentável, Engenho do Lixo, Cooperativa de Trabalho e Serviços Socioambientais de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis da Região do Cariri e Kariri Ambiental, em 2026. Já a respeito da fiscalização dos espaços e organização dos camelôs, durante a Romaria, estiveram presentes 828 ambulantes, com emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio da SEAMASP. O documento garantiu a autorização para utilização do espaço solicitado por ambulantes e barraqueiros.