
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (SEDETUR) segue com os preparativos para a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que acontecem de 29 de janeiro a 2 de fevereiro próximo. A expectativa é de que mais de 300 mil romeiros e visitantes passem pela "Capital da Fé" durante esse período.
Segundo a secretária executiva de Turismo e Romaria, Genilda Ribeiro, o município atua de forma integrada para garantir uma romaria organizada, com atenção especial à logística, mobilidade urbana, limpeza, segurança e saúde.
Na área da saúde, serão disponibilizados cinco pontos de atendimento ao romeiro, localizados na Basílica de Nossa Senhora das Dores, na Capela do Socorro, na Igreja dos Salesianos, no Santuário de São Francisco e no Horto. Além disso, a secretária ressalta que há uma estrutura segura e acolhedora para receber toda a nação romeira, com apoio da Polícia Militar, Juizado de Menores, Abordagem Social e Conselho Tutelar.
A Prefeitura convida a população juazeirense para participar da Procissão das Velas, que será realizada no dia 2 de fevereiro, marcando o encerramento da Romaria de Candeias. A programação religiosa é de responsabilidade da Basílica de Nossa Senhora das Dores, juntamente com outros santuários da cidade, enquanto a administração municipal se encarrega de uma série de serviços essenciais para garantir a boa acolhida aos visitantes.
São oferecidos serviços por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), aplicação de Pesquisa de Satisfação pela Ouvidoria Municipal e entrega de materiais, como calendários e leques. Haverá, ainda, velas a pilha, uma novidade que facilita o uso e evita resíduos no meio ambiente. Todo o material será distribuído pela equipe da SEDETUR.
Na romaria, atua também a Coordenação do Programa de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS). O cuidado com a segurança dos romeiros fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), que ofertará serviços de organização do trânsito local, por meio dos agentes do DEMUTRAN e da Polícia Municipal, com apoio das Polícias Militar e Civil.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEAMASP) será responsável pelas equipes de limpeza, fiscalização dos espaços e organização dos camelôs. O setor de Vigilância Sanitária também estará presente, orientando, fiscalizando e atuando com um ponto fixo para recebimento de denúncias.
Os atendimentos em saúde serão realizados nos cinco templos religiosos mais visitados pelos romeiros, com consultas médicas e de enfermagem, aferição de sinais vitais, administração de medicações e dispensação de remédios prescritos. Uma ambulância ficará disponível para transferências a hospitais, se necessário.