
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria - Sedetur - de Juazeiro do Norte chama a atenção dos empreendedores do setor turístico quanto à importância de se inscreverem no Cadastur - Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos. De forma obrigatória, estão os meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos e parques temáticos. Já o cadastro é facultativo para restaurantes, bares, locadoras de veículos, casas de espetáculo e empresas de infraestrutura para eventos.
A inscrição no Cadastur é gratuita e pode ser feita de forma online pelo site oficial: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/ e não gera nenhum ônus ao empreendedor.
O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados e do Distrito Federal. A ferramenta tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização, a legalização e a profissionalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, além de garantir maior segurança e confiabilidade aos turistas. Cada município faz a sua campanha para que os prestadores de serviços turísticos possam aderir ao cadastro.
O cadastro também contribui para a atualização de dados estatísticos, fortalecendo a visibilidade do município e impulsionando o desenvolvimento e a qualidade do setor. Para a turismóloga Andressa Silva,"o Cadastur é relevante porque ele formaliza e traz visibilidade aos empreendimentos turísticos. Além disso, contribui com a segurança para o turista, melhora a imagem do destino, facilita o acesso a programas, parcerias e políticas públicas do Ministério do Turismo, impactando positivamente na economia local e no desenvolvimento do turismo no município".
Entre os principais benefícios do Cadastur estão o acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, participação em programas e projetos do Governo Federal, apoio em eventos, feiras e ações institucionais, acesso a programas de qualificação profissional, além de maior visibilidade nacional e credibilidade no mercado turístico, inclusive nos sites do Cadastur.
O cadastro no Cadastur possui validade de dois anos para pessoas jurídicas e cinco anos para guias de turismo, sendo necessário solicitar a renovação antes do vencimento, mantendo sempre os dados atualizados. A atuação sem o cadastro obrigatório pode resultar em multas, suspensão das atividades e impedimento de participação em programas do Ministério do Turismo.
O processo de cadastro é realizado em etapas: acesso ao portal com login Gov.br, preenchimento do formulário eletrônico, complementação das informações da atividade, aceite do termo de responsabilidade e, por fim, a análise pelo órgão estadual de turismo. Após a aprovação, o certificado e o selo do Cadastur ficam disponíveis em formato digital para uso imediato.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem ir presencialmente à Sedetur, localizada no 1º andar do Centro Administrativo Municipal, na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro de Juazeiro do Norte, ou pelo e-mail sedetur@juazeiro.ce.gov.br. Podem, ainda, consultar a aba de dúvidas frequentes disponível no site oficial do Cadastur, na opção "Sou Prestador".