
O município de Juazeiro do Norte zerou a fila de espera em 16 tipos de cirurgia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), esse feito foi alcançado nos procedimentos de Colecistectomia (Vesícula), Hernioplastia (Hérnia), Vasectomia, Laqueadura, Postectomia, Ooforectomia, Curetagem Semiótica, Bartholin, Colpoperineoplastia (Períneo), e Lipoma (Retirada de Lipoma). O município também zerou a fila para Orquidopexia, Setorectomia de Mama (Cirurgia conservadora), Tireoidectomia (Cirurgia de Cabeça e Pescoço). Catarata, cirurgias ortopédicas e urológicas em geral. Atualmente, o tempo máximo para a regulação desses procedimentos é de apenas oito dias, contados a partir da data de protocolo do paciente.
As cirurgias em questão são aquelas de competência do âmbito municipal, ou seja, agendadas pelo próprio sistema de regulação do município. Diferem das cirurgias e dos procedimentos de alta complexidade, que são regulados por meio do Sistema Estadual de Regulação, via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Para Bendimar de Lima Júnior, secretário de Saúde, o resultado é motivo de satisfação e reflete o contínuo esforço da Sesau em aprimorar o sistema de regulação. "Esse número é fruto do trabalho de uma equipe completa que busca, dia a dia, avançar nos desafios inerentes à Sesau, em alinhamento com a política do SUS. Para os nossos setores, em especial, é uma busca constante por realizar a qualificação dessas filas para que possamos progredir, como demonstram os números apresentados. Temos ciência do tamanho da demanda de Juazeiro, por ser uma cidade polo que recebe um público flutuante e elevado. Apesar disso, o município zera essas 16 especialidades", enfatiza.