Os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Juazeiro do Norte estão participando, de 14 de outubro a 26 de novembro, do Curso de Assistência à Gestação e ao Puerpério. Promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho desenvolvido na APS, com foco na redução da mortalidade materna e infantil, na melhoria da qualidade do cuidado e na diminuição das desigualdades em saúde. As capacitações estão sendo realizadas no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST).
O curso é direcionado a médicos e enfermeiros que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Ao todo, o município conta com cinco turmas.
De acordo com Talita Wema, coordenadora de Projetos e Novos Serviços da Diretoria de Atenção Primária do Einstein Hospital Israelita, unidade parceira do curso, a capacitação busca desenvolver uma prática clínica mais ampla e consciente em relação aos diversos determinantes que envolvem a gestação.
"O curso tem como objetivo relembrar os principais marcos do pré-natal e do puerpério, desenvolvendo competências para uma clínica ampliada que considere os determinantes sociais da saúde. Isso inclui compreender como as formas de viver e trabalhar, bem como os aspectos culturais, sociais e econômicos, influenciam diretamente a experiência da gestação e do puerpério", destaca Talita.
A capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (SEAPS), a Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde (COAPS) da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Hospital Israelita Albert Einstein e conta com o apoio das secretarias municipais de saúde.