Nesta segunda-feira, 6, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) realizou a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre deste ano. A sessão ocorreu na Câmara Municipal. Entre os principais destaques, o Município apresentou redução na taxa de mortalidade infantil em relação ao quadrimestre anterior, passando de 12,07% para 11,36%; zerou a mortalidade materna e aumentou o números de consultas na Atenção Primária à Saúde (APS).
Para o secretário executivo de Administração da Sesau, Yago Nunes, o resultado reflete o empenho das equipes em reduzir, cada vez mais, esse índice referente à mortalidade infantil. "Temos o desafio de alcançar a meta preconizada pelo Estado do Ceará, que é reduzir a taxa para apenas um dígito até o fim do ano. Estamos comprometidos nessa luta, que envolve a Atenção Primária, a Atenção Especializada e a Vigilância em Saúde, com monitoramento constante dos dados necessários para isso", destacou.
Outro dado positivo é que, até o momento, o município não registrou nenhum caso de mortalidade materna em 2025. O relatório também apontou crescimento no número de consultas médicas realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS). Nos últimos quatro meses, foram mais de 114 mil atendimentos, totalizando 217.969 consultas médicas apenas neste ano.
O atendimento pediátrico também foi destaque na sessão. No último quadrimestre, o Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra realizou 42.174 consultas pediátricas. Com isso, em 2025, a unidade já contabiliza mais de 68 mil atendimentos na especialidade.
Na área da imunização, o município continua apresentando resultados positivos. Destacam-se as coberturas vacinais da BCG (121,22%), Hepatite B (121,06%), Pneumocócica (88,99%) e DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, com 86,49% de cobertura.