Encerrando as atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) realizou, nessa terça-feira, 30, uma palestra sobre saúde mental para os servidores da pasta. O encontro, conduzido pela psicóloga Janaina Batista, teve como tema central "Como cuidar da saúde em tempos difíceis?" e aconteceu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest).
Para Cremilda Bringel, secretária executiva de Atenção à Saúde, a palestra foi pensada para reforçar a cultura organizacional a partir da discussão sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
"O ambiente de trabalho pode ser fonte de realização, mas também de estresse e ansiedade. Passamos grande parte da vida trabalhando, e isso impacta nossa saúde física, emocional e social. Por isso, a Sesau idealizou este momento para fortalecer mentalmente nossos servidores. Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para a produtividade, a cultura organizacional e a sustentabilidade dos processos", destacou.
Além do momento vivenciado nesta terça, ao longo de setembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também promoveram rodas de conversa, palestras e oficinas com pacientes e comunidade, reforçando a importância da promoção da saúde mental e da prevenção ao suicídio.
Criado originalmente nos Estados Unidos, o Setembro Amarelo passou a ser realizado no Brasil em 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, a campanha ganhou relevância nacional e passou a envolver diferentes setores da sociedade.