O Festival da Juventude Juazeirense reúne uma série de serviços, oficinas e apresentações culturais voltadas especialmente para o público jovem. A Prefeitura de Juazeiro do Norte promoveu a 2ª edição do evento, que ocorreu nessa quarta-feira, 27, na Escola Presidente Geisel (Polivalente), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Durante toda a programação, os alunos da escola tiveram acesso a serviços de cidadania, saúde, cultura e orientação profissional. Entre os destaques estiveram o agendamento para emissão de título de eleitor, exposição de urna, por meio da Justiça Eleitoral, através do Cartório Eleitoral Padre Cícero; agendamento para emissão de identidade realizado pela Casa do Povo e serviços de saúde oferecidos pelo Grau Técnico, como aferição de pressão arterial, glicemia, IMC, teste de cintura/quadril e testes rápidos de ISTs.
O evento também contou com a presença da Secretaria de Saúde (SESAU), oferecendo vacinação da caderneta nacional, testagens para hepatite B e C, sífilis e HIV, além de palestras sobre como prevenir a gravidez na adolescência e ISTs, com entrega de preservativos.
No campo da Assistência Social, o Cadastro Único levou a impressão da folha resumo, enquanto o Núcleo de Cidadania de Adolescentes abriu inscrições para o quadriênio 2025-2028. O Setor de Trabalho e Renda também participou com orientações sobre Jovem Aprendiz, currículo e impressão de documentos. Já o Telecentro da Biblioteca e o SEST SENAT promoveram oficinas de como se comportar em entrevistas de emprego e elaboração de currículo.
A programação também teve a performance artística do DJ Cláudio SDJ, além de outras apresentações da Secretaria de Cultura (SECULT). Houve, ainda, atividades da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), como aula de ritmos, avaliação física e a emissão do ID Jovem.
Com uma proposta integradora, o Festival da Juventude Juazeirense buscou valorizar a participação dos jovens, incentivando o protagonismo, a cultura e o acesso a políticas públicas.