O município de Juazeiro do Norte deu um passo importante ao participar do lançamento do Projeto Caminhos da Inclusão, realizado nesta terça-feira, 26, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Fortaleza. Durante o evento, o município assinou o termo de adesão, garantindo a implementação das ações na rede municipal de ensino.
Estiveram presentes, representando Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra; a chefe de Gabinete, Sandrinha Cavalcante; a secretária de Educação, Márcia Franca; o procurador-geral, Dr. Walberton Carneiro; o controlador-geral, José Maria Pontes; e a diretora pedagógica de Ensino Básico, Arlete Xavier.
Com isso, o município deve ampliar e fortalecer a capacitação de professores e gestores para oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado especialmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo que cada criança seja atendida integralmente.
A secretária de Educação, Márcia Franca, destacou a relevância do projeto ao citar que a "inclusão não é apenas estar na escola, é aprender, participar e se sentir parte. Quando unimos forças com o Ministério Público, avançamos para uma educação que é, de fato, para todos".
O programa Caminhos da Inclusão é uma iniciativa da 7ª Promotoria de Justiça de Sobral, da Ouvidoria-Geral do Ministério Público e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).