A rede municipal de educação inicia nesta quarta-feira, 16, as atividades de recomposição de aprendizagem durante as férias. Até o momento, cerca de 10.598 estudantes estão inscritos e devem participar da programação, que se estende até o dia 25. O objetivo é atender as necessidades de aprendizagem de cada aluno, respeitando a realidade de cada comunidade escolar.
As inscrições aconteceram no mês de junho, antes das férias escolares, mas ainda é possível inscrever os estudantes. Basta ir até a escola municipal, onde a criança estuda, e realizar a inscrição junto aos gestores e professores escolares.
As atividades são diferentes para cada faixa etária, e aplicadas de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada estudante. As ações propostas para o ensino fundamental I e II, são focadas no reforço escolar, e incluem aulas de matemática e português, além de rodas de conversa e acolhimento dos alunos para identificação dos déficits na aprendizagem a serem trabalhados.
Já na educação infantil, as atividades de férias serão mais culturais e lúdicas, proporcionando aos estudantes experiências de aprendizagem significativas através de jogos, brincadeiras e materiais produzidos com e para as crianças de 4 e 5 anos, além de despertar o fortalecimento de vínculos afetivos e sociais.
Essas iniciativas integram o programa Educa Juazeiro: Mais aprendizagem, que traça metas e ações a serem seguidas por todas as escolas municipais, com o compromisso de fortalecer o ensino-aprendizagem da educação pública Juazeirense.