A tradicional Vaquejada de Juazeiro do Norte encerrou mais uma edição sem o registro de intercorrências graves na área da saúde. Ao todo, durante os cinco dias de evento, foram realizados 45 atendimentos no posto estratégico de urgência e emergência, montado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). De acordo com a pasta, a maioria dos casos esteve relacionada à ingestão excessiva de álcool, náuseas e dores de cabeça.
De 9 a 13 de julho, corredores e visitantes do Parque de Eventos Padre Cícero contaram com serviços como aferição de pressão arterial, orientações de saúde, atendimentos médico e de enfermagem, primeiros socorros e ambulância para possíveis encaminhamentos de casos mais graves.
Além da estrutura assistencial, a Sesau atuou antes e durante o evento para garantir a segurança alimentar do público. Antes do início das festividades, a Vigilância Sanitária promoveu capacitações com barraqueiros e comerciantes sobre a manipulação adequada de alimentos. Já durante os dias de festa, foram distribuídos kits sanitários e realizadas ações de fiscalização e orientação, com o objetivo de assegurar a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos à população.
Outra ação desenvolvida pela Sesau foi o monitoramento dos eventos de massa, atividade essencial em festividades com grande circulação de pessoas, que visa prevenir agravos à saúde pública.