Na manhã desta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte promoveu a semifinal do Festival de Inglês
- Flashback, reunindo estudantes de 16 escolas da rede pública municipal. Com mais de 20 apresentações baseadas em músicas das décadas de 1980 e 1990, o evento celebrou a criatividade, o conhecimento e a expressão artística dos alunos, que se destacaram tanto pelo domínio da língua inglesa quanto pela performance musical.
A ação é resultado de uma parceria entre a SEDUC, a Escola de Saberes Daniel Walker, a Faculdade de Medicina Estácio (IDOMED), e a Escola de Inglês Wizard, que irá premiar os vencedores com bolsas integrais de estudo. Após a fase semifinal, foram selecionadas 12 apresentações para a grande final, marcada para o dia 13 de agosto, no auditório da Faculdade de Medicina. A final reunirá os finalistas nas categorias individual e dupla, em um momento especial para mostrar o talento dos estudantes.
Mais do que a competição, o principal objetivo do Festival de Inglês é a valorização do processo educativo. O evento envolveu um trabalho interdisciplinar dentro das escolas, com a participação de professores de língua inglesa, arte, coordenação pedagógica e direção escolar. A proposta integrou diferentes áreas do conhecimento e proporcionou um aprendizado significativo, que vai além da sala de aula.
Durante as apresentações, os estudantes se dedicaram a interpretar músicas clássicas que muitas vezes estão fora do repertório contemporâneo da juventude. Esse resgate cultural promoveu conexões entre gerações e expandiu o olhar dos alunos sobre a música, a história e a língua inglesa. O desafio musical também foi um estímulo à autoconfiança, à oratória e ao trabalho em equipe.
A SEDUC de Juazeiro do Norte reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com uma educação pública de qualidade, criativa e inclusiva. O Festival de Inglês é um exemplo de como a escola pode ser um espaço vivo de aprendizagem, descoberta de talentos e fortalecimento da identidade dos estudantes, preparando-os para o mundo com sensibilidade, competência e visão crítica.