A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Finanças (SEFIN), lançou o Manual da Procuração Eletrônica, que orienta o contribuinte sobre o novo sistema digital para emissão de procurações e requisições junto ao município. A iniciativa marca mais um avanço no processo de modernização da gestão tributária local.
O período de transição entre a procuração física e a digital vai até 28 de julho de 2025. Após essa data, o uso do sistema eletrônico será obrigatório.
Com a nova funcionalidade, qualquer contribuinte pode autorizar um procurador para representá-lo junto à SEFIN, por meio de um cadastro online. O prazo da procuração é definido pelo próprio cidadão. O objetivo é oferecer mais praticidade, segurança e acessibilidade nos serviços públicos.
O manual é gratuito e pode ser acessado no link abaixo. O documento apresenta, de forma clara e objetiva, como utilizar o sistema eletrônico da Prefeitura. Estão descritos os procedimentos para se cadastrar, acessar a plataforma, aceitar a procuração e habilitar um procurador.
Confira os tópicos abordados no manual:
Cadastro como Procurador
Passo a passo para realizar o cadastro como procurador no sistema da Prefeitura.
Acesso ao Sistema
Instruções para acessar a plataforma de Procuração Eletrônica após o cadastro.
Aceite no Sistema
Orientações sobre como validar a procuração eletrônica por meio do aceite.
Habilitação de um Procurador
Procedimento para habilitar um procurador, permitindo sua atuação legal por meio do sistema.
Acesse o Manual de Procuração Eletrônica: