Agentes de endemias de Juazeiro do Norte realizaram uma ação de conscientização sobre as arboviroses, na Escola Pelúsio Correia de Macêdo, localizada no bairro Santo Antônio. A iniciativa aconteceu nessa quarta-feira, 14, e integra o cronograma de atividades do Núcleo de Endemias, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde. O objetivo é reforçar a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti no município.
Durante as visitas às escolas, os agentes dialogam com os estudantes e com o corpo docente sobre os riscos das arboviroses
como dengue, zika e chikungunya e as formas eficazes de preveni-las. Na oportunidade, há distribuição de material informativo sobre como evitar criadouros do mosquito transmissor.
De acordo com a direção da Vigilância em Saúde, essas ações educativas nas escolas visam formar multiplicadores de informação, estimulando os alunos a levarem o conhecimento adquirido para suas famílias e comunidades.
Além das escolas, a Vigilância em Saúde atua em outras frentes de prevenção no município, por meio de visitas e inspeções domiciliares, além do monitoramento realizado através do projeto das ovitrampas.
As ovitrampas são dispositivos que auxiliam na identificação de possíveis criadouros e áreas de proliferação do Aedes Aegypti. O projeto, implementado no município desde novembro de 2023, está presente atualmente em 23 bairros da cidade. No ano passado, por meio dessa iniciativa, foi possível coletar mais de 67 mil ovos do mosquito transmissor das doenças.