A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Juazeiro do Norte está executando o projeto Seduc pela Aprendizagem, com o objetivo de fortalecer a parceria com as escolas da rede pública. A iniciativa busca aprimorar a aprendizagem dos estudantes, a partir da identificação de dificuldades relacionadas a habilidades de leitura e escrita ainda não consolidadas.
O projeto é realizado diretamente nas unidades escolares pela equipe pedagógica da Secretaria. Todas as ações são fundamentadas na análise dos resultados obtidos nas avaliações aplicadas. Esses dados orientam as decisões pedagógicas e permitem uma atuação mais precisa diante dos desafios de aprendizagem, como a organização de agrupamentos produtivos, turmas de recomposição e atividades de reforço escolar.
Por meio de visitas periódicas, são promovidos momentos de diálogo, planejamento e construção coletiva entre gestores e educadores. Dessa forma, as intervenções tornam-se mais eficazes, respeitando as necessidades específicas de cada grupo de estudantes e a realidade de cada comunidade escolar. A iniciativa faz parte das metas e ações propostas pelo programa Educa Juazeiro: Mais Aprendizagem.
A diretora pedagógica do Ensino Básico, Arlete Xavier, destaca que o acompanhamento acontece semanalmente, com foco no desenvolvimento da leitura e da escrita. Segundo Arlete, a proposta é atender todas as 58 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal, com atenção especial às turmas do 2º, 5º e 9º ano.