A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte inaugurou, nesta segunda-feira, 12, a Sala de Atendimento Preferencial à Pessoa com Fibromialgia
- Maria Valdeny Dourado Landim. A solenidade de inauguração ocorreu no Centro de Dermatologia, local onde o equipamento funcionará. Na sala, serão oferecidos serviços como marcação de exames, agendamento de consultas especializadas e entrega de carteirinhas para pacientes com laudos médicos. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Para Fabíola Pereira, diretora da Atenção Especializada, a sala representa mais um passo rumo a uma saúde mais inclusiva para todos os juazeirenses. "O objetivo dessa sala de atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia é justamente acolhê-los de forma integral, bem como oferecer a devida prioridade que eles precisam e têm por direito garantido em lei. A causa da fibromialgia vem ganhando espaço em todo o Brasil e, no município de Juazeiro, ela também é abraçada pela gestão municipal", afirmou.
O nome da sala é uma homenagem à juazeirense Maria Valdeny, que, em vida, foi ativista da causa da fibromialgia e membro do Grupo de Apoio a Pessoas com Fibromialgia e Doenças Relacionadas do Ceará (INFIBECE). Valdeny faleceu em maio de 2022, vítima de câncer renal.
A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores generalizadas em diversas partes do corpo, especialmente nos músculos e tendões. Além da dor, os pacientes costumam apresentar cansaço extremo, distúrbios do sono, sintomas de ansiedade e dificuldades de memória. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população
- aproximadamente 5 milhões de pessoas - convivem com a síndrome.