A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) reforça o alerta à população sobre a importância da vacinação contra a influenza. Até o momento, 13 mil juazeirenses já foram imunizados contra a gripe. No município, a população pode buscar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Dermatologia, no Vapt-Vupt e no Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME).
A estratégia de imunização segue os critérios definidos pelo Ministério da Saúde (MS) e é voltada aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente; profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros; motoristas do transporte coletivo; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e dos Correios.
Para receber a vacina, é preciso apresentar CPF, Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação. Profissionais da saúde, dos Correios, da segurança, professores, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo devem ainda apresentar um comprovante que ateste o vínculo com a função exercida. Já pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais precisam levar documentação que comprove a situação de saúde.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, que podem evoluir para quadros graves, especialmente entre pessoas em situação de maior vulnerabilidade. A imunização contribui para a redução de internações e óbitos causados pelo vírus da influenza, além de evitar a sobrecarga nos serviços de saúde.
Em Juazeiro do Norte, os imunizantes estão disponíveis desde o dia 7 de abril e a vacinação segue ao longo do ano.