A ação especial de encerramento da campanha Abril Azul, promovida nessa terça-feira, 29 de abril, pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), foi marcada por muita animação, brincadeiras e grande participação da comunidade. O evento ocorreu na sede da Diretoria de Saúde Mental (antiga sede da Sesau), no bairro Santa Tereza, e teve como objetivo reforçar a importância da campanha, além de fomentar o debate sobre inclusão e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante a manhã, crianças e familiares participaram de atividades recreativas, como pula-pula, escorregador, algodão-doce e apresentações de palhaçaria, que garantiram momentos de alegria e integração. A programação também contou com serviços gratuitos, como orientações para emissão da Carteirinha TEA e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da emissão do Cartão do SUS e realização de testes rápidos.
A manhã de serviços e diversão foi embalada ao som de música ao vivo, com a banda infantil da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que encantou o público com clássicos de Chico Buarque, Tribalistas, Anavitória, entre outros.
Para Dayse Luz, diretora de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, o evento representou um momento de acolhimento às famílias e de valorização da campanha Abril Azul como instrumento de conscientização sobre o autismo. "O principal objetivo de hoje é justamente acolher essas famílias, essas crianças, mostrar o quanto eles são importantes e o quanto nós, enquanto gestão, temos responsabilidade com a qualidade de vida e a saúde deles. É também um momento de mostrar à sociedade que essas pessoas somam, e muito, e que o autismo é apenas uma forma diferente de ser", destacou.
Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha Abril Azul busca sensibilizar a sociedade sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com o transtorno. Em Juazeiro do Norte, a Sesau promoveu diversas ações ao longo do mês em unidades de saúde do município.