A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Juazeiro do Norte (UVZ), vinculada à Secretaria de Saúde (Sesau), realizou, nos primeiros meses de 2025, mais de 260 testes DPP (Dual Path Platform) para triagem da Leishmaniose Visceral Canina. O exame é destinado a cães que apresentam sinais clínicos compatíveis com a doença. O serviço é oferecido gratuitamente na própria instituição, localizada na Avenida Raimundo Rocha, s/n, no bairro Lagoa Seca.
Além dos atendimentos realizados na sede da UVZ, a equipe também executa ações rotineiras por meio de busca ativa de animais encontrados em praças, vias públicas e demais espaços coletivos. Em 2024, foram feitos mais de 1.020 testes.
Causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida pela picada do mosquito-palha infectado, a leishmaniose representa um risco à saúde de animais e seres humanos.
Nos cães, a doença pode se manifestar por meio de feridas na pele
principalmente no focinho e nas orelhas , além de perda de peso, queda de pelos, coceira, inchaço dos gânglios linfáticos, entre outros sintomas. Em caso de suspeita, a população pode acionar a UVZ pelo telefone (88) 3199-0450.