Juazeiro do Norte foi um dos 29 municípios cearenses selecionados para participar do Estudo Internacional das Aprendizagens e do Bem-estar da Criança (International Early Learning and Child Well-being Study, o IELS, na sigla em inglês). O objetivo da iniciativa é compreender melhor como crianças de 5 anos aprendem e se desenvolvem, reunindo informações detalhadas sobre sua vivência tanto na escola quanto no ambiente familiar. A escolha de Juazeiro do Norte reforça a relevância do município no cenário educacional, especialmente no que diz respeito à primeira infância.
Os dados serão coletados por meio de atividades com as crianças, e questionários para os professores e responsáveis. Os resultados do IELS fornecerão subsídios fundamentais para a formulação e implementação de estratégias e políticas públicas que fortaleçam a Educação Infantil no país. A atenção será especialmente voltada às crianças em situação de maior vulnerabilidade social, buscando identificar desigualdades e apontar caminhos para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de crescer e aprender, independentemente de suas condições socioeconômicas.
O IELS concentra seu foco na Educação Infantil, abrangendo a educação infantil, e investiga os estímulos que as crianças recebem em casa e na escola. Esses fatores são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social nessa fase da vida.
No Brasil, o estudo é coordenado pelos pesquisadores Mariane Campelo Koslinski e Tiago Lisboa Bartholo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e de outras instituições parceiras. A partir dessa articulação entre pesquisa acadêmica e instituições comprometidas com a infância, o estudo pretende oferecer uma base sólida para a criação de políticas públicas mais eficazes.