A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realiza nesta terça-feira, 15, um momento formativo com o tema "Alfabetização e letramento racial: uma miolagem circular". O evento é destinado aos professores do R1 (1°, 2° e 3° ano) e acontecerá no auditório da Escola em Tempo Integral José Marrocos, em dois turnos: pela manhã, às 8h, e também durante a tarde, a partir das 13h30.
No evento, mediado pela professora da rede municipal de ensino, Ana Paula Santos Santana, os professores participam de palestras, oficinas, exibição de vídeos e rodas de conversa sobre a temática e a implementação das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, com o objetivo de qualificar os educadores para criar um ambiente escolar anti-racista e inclusivo.
A temática do evento valoriza as raízes negras do Cariri, utilizando o conceito e metodologia de "miolagem", criado pelas irmãs Verônica e Valéria Carvalho, educadoras populares e fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec). De acordo com o GRUNEC, a miolagem é uma prática ancestral de troca e compartilhamento de saberes, especialmente utilizada em contextos de educação popular.