Os profissionais da Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro do Norte participaram de uma oficina formativa do programa "De Braços Abertos", promovida pelo Departamento de Atenção Primária à Saúde (APS) de Juazeiro do Norte. A capacitação foi realizada no auditório da UniFAP, nessa terça-feira, 8, e contou com a presença de médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e outros membros das Equipes de Saúde da Família (ESFs 03; 29; 22; 08; 11/79; 12/eAP 12 e Betolândia II).
As formações têm como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais da APS no acolhimento e cuidado de gestantes e crianças menores de um ano, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, conforme proposto pelo programa "De Braços Abertos". A iniciativa busca aprimorar os fluxos de trabalho nas Unidades de Saúde da Família (USFs), promovendo um cuidado mais humanizado, contínuo e individualizado.
Juazeiro do Norte foi um dos cinco municípios cearenses selecionados para integrar o projeto piloto do programa, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. No município, a UBS São José II foi escolhida como unidade modelo.
O "De Braços Abertos" conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da ONG Umane.