Desde sua implantação, em março de 2022, o Consultório na Rua (CnaR) de Juazeiro do Norte tem desempenhado um papel fundamental na promoção e na assistência à saúde da população em situação de rua. Em três anos de atuação, o programa já realizou mais de 7 mil atendimentos a esse grupo. No mesmo período, também foram contabilizadas cerca de 150 ações de educação em saúde.
Atualmente, o programa acompanha 426 pacientes cadastrados. Em média, as equipes do CnaR realizam cerca de 20 atendimentos por semana. Entre os serviços ofertados, destacam-se: encaminhamentos para unidades de saúde, como UPA, PSF e hospitais; consultas odontológicas e psiquiátricas; procedimentos médicos simples; assepsia de ferimentos e troca de curativos; buscas ativas de pessoas em situação de vulnerabilidade ou dependência química; vacinação; orientações de saúde para pessoas com HIV e outras condições; além de blitzes noturnas e ações educativas.
Criado no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, o Consultório na Rua tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. A proposta busca oferecer atenção integral e oportuna a esse grupo, que enfrenta condições de vulnerabilidade social e, muitas vezes, possui vínculos familiares rompidos ou fragilizados.
Em Juazeiro do Norte, o CnaR conta com duas equipes multiprofissionais. A equipe vinculada à ESF 29 (Socorro) é composta por um enfermeiro, um assistente social, um profissional de educação física, um técnico em enfermagem e um agente social. Já a equipe da ESF 26 (Franciscanos) conta com um enfermeiro, um profissional de educação física, um técnico em enfermagem e um agente social.
O Consultório na Rua atua nos bairros Franciscanos, Socorro, Centro, Pirajá e Horto. Além desses, os bairros Novo Juazeiro, Salesianos, Vila Fátima, Aeroporto e Betolândia também estão incluídos na cobertura do serviço.