Um encontro regional voltado à construção de estratégias de prevenção ao suicídio foi realizado nessa segunda-feira, 7, em Juazeiro do Norte. Na oportunidade, participantes do Programa Vidas Preservadas do município receberam a visita de representantes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e do Laboratório de Tanatologia da Estácio IDOMED. Também representadas a Secretaria de Direitos Humanos e a Comissão de Igualdade Racial do Crato.
Na ocasião, integrantes da Secretaria de Direitos Humanos do Crato conheceram de perto as ações desenvolvidas pelo Programa Vidas Preservadas, com a intenção de implantar, em breve, a Comissão Vidas do Crato. Já a Comissão de Igualdade Racial apresentou uma demanda urgente relacionada à prevenção e à posvenção do suicídio em uma comunidade quilombola do município de Salitre. Destacou-se a importância de desenvolver estratégias específicas, respeitando as singularidades culturais e sociais desses territórios.
Como encaminhamento, o Programa Vidas Preservadas propôs e articulou uma reunião ampliada com os núcleos de Juazeiro do Norte, Crato, Salitre e Fortaleza, fortalecendo a atuação em rede. O encontro reafirmou o papel central do Programa na condução de estratégias regionais de cuidado com a vida.
Para o interlocutor do projeto, Djailson Ricardo, Juazeiro do Norte já se destaca como referência com o Programa Vidas Preservadas. Agora, o objetivo é fortalecer ainda mais as estratégias de atuação, tornando-as mais efetivas e acolhedoras, especialmente nas áreas da educação e da saúde.
"Precisamos, sim, falar sobre o suicídio de forma ética e acolhedora, em todos os segmentos sociais, sempre com foco no cuidado com o outro", destaca Djailson.