Entre os dias 1º de março e 9 de abril, os moradores da Vila Nova, atendidos pela Unidade de Saúde da Família (ESF 62), contam com o apoio do Laboratório Descentralizado Portátil (LAB POC). Implantado em Juazeiro do Norte desde 2023, o equipamento é uma iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) para ampliar o acesso da população a exames e testes rápidos, garantindo agilidade nos resultados e permitindo intervenções imediatas. Somente no último mês, mais de 2 mil exames foram realizados na unidade.
De acordo com Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do LAB POC, os pacientes têm acesso a uma ampla gama de exames, como hemograma completo, testes de glicose, colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL), triglicérides, ureia, creatinina, ácido úrico, bilirrubina total e frações (direta e indireta), TGO/AST, TGP/ALT, gama GT, fosfatase alcalina, proteínas totais e frações (albumina e globulina), hemoglobina glicada e PCR.
O público-alvo inclui, principalmente, idosos e pacientes com hipertensão ou diabetes.
Dando continuidade ao itinerário, a partir do próximo dia 10, os moradores da Vila Nova atendidos pela ESF 63 serão os próximos contemplados com o LAB POC.